segunda-feira, 12 de março de 2007

Frases de efeito...


- Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!


Aposto que já ouviram essa. Aposto que nunca refletiram sobre ela e se refletiram, talvez sejam tão malucos quanto eu, afinal: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.


Dia desses, um colega de escritório, durante uma acalorada discussão soltou esta pérola e me pôs pra pensar "mas que diabo é isto?! É óbvio que se uma coisa é uma coisa, outra coisa só poderia ser outra coisa, porque se fosse outra coisa, não poderia ser a mesma coisa e se fosse a mesma coisa não poderia será a outra coisa. Será? Já não consigo pensar, é muita coisa pra uma coisa, digo pessoa, pensar!". E nem estamos analisando a correção gramatical...muita coisa, muitas coisas...


Um primo também aguçou meu pensamento ao dizer: - O que importa é o que interessa! - E lá fui eu, tentar entender...porque se o que importa é o mesmo que o que interessa, interessar e importar possuem o mesmo sentido, qual o sentido desta frase? Não sei...o que importa é o que interessa, o que interessa é o que importa. Ai, ai.


Uma amiga vive dizendo, em meio a ataques da cólera: - Cada um, cada um!- às vezes aplica a variação: - Cada um no seu cada um! -...poderia ser diferente? Talvez.


Tem também uma bem utilizada pela malandragem: - É nóis na fita! - Quê? Onde?


E eu, desnorteada, vou tentando entender o raciocínio do povo. Mas, de repente, um insight: talvez tais frases não queiram significar nada, só pode ser isso!


E depois de muito pensar, cheguei à conclusão que são meras frases de efeito, para encerrar a conversa, por ponto final às discussões, interromper um raciocínio, deixar o outro sem argumento, com cara de besta (com perdão da expressão!), desviar a atenção, tumultuar a oratória, enlouquecer o léxico...e não é que funcionam mesmo? Talvez seja esta a razão por serem chamadas "frases de efeito", pois realmente causam um efeito, seja ele qual for. Mas...como uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, o que importa é o que interessa! Alguém vai querer discutir?

2 comentários:

Anônimo disse...

Fê, seu blog é a sua cara !
Vc está de parabéns !!
Muito, muito bom !
Bjocas

Marcel Bona disse...

Fernanda, costumo dizer que gosto de "mastigar" palavras. Gosto de tentar entender seus significados e origens.
Adorei este seu texto, e fiquei muito impressionado com os demais e sua coragem de expressar sentimentos nesta arena que é a internet. E com tanta competência. Virei fã.

Parabéns e muito sucesso!